Escrito por: Tribuna Hoje
Previsão da Defesa Civil e da Semarh apontam para mais chuvas no decorrer do dia no estado
A manhã desta segunda-feira (30) é de chuva em quase todas as regiões de Alagoas, e os registros de prejuízos e transtornos são imensos. Por aqui, mais de 10 mil pessoas estão desabrigadas ou desalojadas e duas mortes foram registradas em menos de duas semanas.
No Litoral Sul do estado, na cidade de Coruripe, uma escola destinada para alojamento de desabrigados amanheceu inundada. Em Paripuiera, Litoral Norte alagoano, a água da chuva danificou a estrutura de uma ponte.
Já em Rio Largo, na região metropolitana de Maceió, moradores da localidade Cachoeira amanheceram ilhados, nesta segunda-feira (30) e estabelecimentos comerciais foram invadidos pela água.
A situação segue parecida em outros municípios alagoano, como em São Sebastião, no Agreste do estado, que as chuvas que caem desde fim semana estão deixando ruas inundadas. Em Feliz Deserto, as ruas também estão intransitáveis por conta de alagamentos e inundações.
Em Maceió, quedas de árvores foram registradas na manhã de hoje deixando bairros sem energia e com vias de acesso interditadas. Um dos registros ocorreu no Bairro do Farol, na Rua Sebastião Granjeiro, no bairro do Farol. Parte da região está sem energia elétrica. O segundo registro foi feito na Praça Bom Fim, no bairro do Poço. Na subida do viaduto Ib Gato Falcão. Ainda na capital, uma motorista tentou atravessar uma ponte alagada e acabou caindo no Riacho do Silva, em Bebedouro, mas nem ela e nem as ocupantes ficaram feridas.
Vários bairros da capital alagoana também registram alagamentos. Levada, Santos Dumont, Poço, Mangabeiras e outros tem ruas afetadas.
PREVISÃO
A Defesa Civil de Maceió alertou para a continuidade das chuvas e o alto risco de deslizamento de barreiras na manhã desta segunda-feira (30) O alerta foi feito através de mensagem de SMS.
Na mensagem, o órgão pede que as pessoas que moram em áreas de risco procurem um local seguro. O órgão municipal destacou a possibilidade de alagamentos e inundação em pontos da capital alagoana. Em caso de ocorrências como deslizamento, desabamento, alagamentos, a população deve entrar em contato com a Defesa Civil pelos números 199 e 156.
A Sala de Alerta da Secretaria do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos de Alagoas (Semarh-AL), também atualizou o alerta para chuvas com intensidade moderada a forte nas regiões do Litoral (incluindo a região metropolitana de Maceió), Zona da Mata e Baixo São Francisco, para esta segunda-feira (30).