MENU

CUT E SINDICATOS DISCUTEM PCCS DA SAÚDE DE ALAGOAS COM GOVERNADOR RENAN FILHO (MDB)

Mesa de negociação composta pela CUT e sindicatos de servidores da saúde discutem os encaminhamentos para aprovação dos Planos de Cargos, Carreiras e Salários para servidores da SESAU e UNCISAL ainda em 2022.

Publicado: 10 Março, 2022 - 11h53 | Última modificação: 10 Março, 2022 - 19h37

Escrito por: CUT ALAGOAS

CUT AL
notice
Reunião da Mesa de Negociação Permanente da Saúde com Governador de Alagoas

Na última terça (8) o governador do Estado de Alagoas, Renan Filho (MDB) recebeu no Palácio do Governo, a Central Única dos Trabalhadores (CUT) e os sindicatos das categorias de trabalhadores e trabalhadoras da saúde (exceto a classe médica) para discutir o andamento dos Planos de Cargos, Carreira e Salários (PCCS) dos Servidores da Secretaria da Saúde do Estado (SESAU), assim como da Universidade Estadual de Ciências da Saúde (UNCISAL).

 

PLANOS DE CARGOS, CARREIRAS E SALÁRIOS


A minuta desses PCCS está em construção desde maio de 2021 a partir da Mesa Permanente de Negociação composta pelo Secretário de Saúde do Estado de Alagoas, Alexandre Ayres, sua equipe técnica, a CUT e os sindicatos das categorias da saúde. Os planos propostos tratam sobre a unificação de progressões, reajustes e condições de trabalho para o conjunto de trabalhadores e trabalhadoras da Saúde do Estado.


Em dezembro de 2021 o plano foi finalizado e apresentado à Secretária de Planejamento, Gestão e Patrimônio do Estado, cujo secretário, Fabrício Santos deu parecer em janeiro de 2022, apresentando a contra proposta do governo. Após diversas reuniões, a mesa chegou ao entendimento da necessidade de aprovação deste plano, afim de garantir imediatamente melhores condições de trabalho para as categorias que serão favorecidas, assim como para a saúde do estado de Alagoas, sobretudo na conjuntura de pandemia do COVID-19.


A CUT AL entende que os profissionais da saúde foram (e são) fundamentais para garantir a qualidade de vida de toda população. O Sistema Único de Saúde é historicamente muito mais que um plano de saúde público, é uma proposta de articulação e proteção de toda sociedade.

 

NEGOCIAÇÃO DOS PLANOS SESAU E UNCISAL

Em reunião, o governador Renan Filho (MDB), salientou que a aprovação dos PCCS é a prioridade para finalizar seu mandato frente ao Governo do Estado de Alagoas. Já revisados pela SEPLAG e pela Procuradoria do Estado de Alagoas (PGE), os planos serão enviados à Assembleia Legislativa para aprovação e logo após terá retorno ao Governo para sua devida implementação. Importante destacar que os tramites burocráticos precisam ser aprovados ainda no mês de março, devido a campanha política, que a partir de abril deste ano impede qualquer alteração no orçamento do estado.


Na mesma reunião, a presidenta da CUT Alagoas, Rilda Alves, reafirmou a importância do espaço de discussão entre poder público e os movimentos sociais para garantir o diálogo cotidiano dos problemas da sociedade.


“Essa mesa de negociação foi fundamental para discutir a vida daqueles trabalhadores e trabalhadoras que doaram suas vidas para enfrentar uma pandemia mundial. Além disso, também destaco a importância de garantir a unificação das conquistas para todas as categorias que envolvem a saúde no Estado de Alagoas. O motivo da nossa reunião é para que seja disponibilizado a minuta com texto final para apreciação da mesa e do conjunto da classe trabalhadora.” Afirma a presidenta.


A partir da reunião com governador, a CUT, assim como os sindicatos presentes na mesa, aguardam o encaminhamento para assembleia legislativa aprovar o PCCS e posteriormente sua implementação.